5 Dicas Para Correr no Verão

Dicas para correr no Verão
Correr no calor representa um desafio termoregulatório, pois nosso corpo produz calor durante o exercício e o ambiente quente dificulta o seu resfriamento. Confira as dicas de nosso diretor técnico Renato Dutra:
Portanto, precisamos tomar alguns cuidados ao correr no calor. Vamos a eles:
1- Hidratação: o suor é praticamente água. Em outras palavras, precisamos estar bem hidratados ANTES de iniciar o exercício. Tomar dois ou mais copos de água uma hora antes do treino faz diferença. Ajuda a “abastecer” o nosso organismo. Durante a corrida o corpo produzirá o suor, como uma resposta para resfriar o corpo.
2- Não enxugue o suor. O corpo só se resfriará se o suor evaporar da pele. Esqueça as toalhas, enfim não se enxugue. É um processo físico e não adianta só suar. Por isso que é mais desconfortável e difícil resfriar o corpo em ambientes quentes e úmidos .
3- Exponha as principais áreas de corpo para trocar calor. Evite o uso de legging, por exemplo. As pernas podem e devem trocar calor com o ambiente. Da mesma forma, dê preferência às viseiras. Os bonés “aprisionam” o calor na cabeça. As viseiras nos protegem do sol no rosto, mas apresentam uma abertura que permite trocar calor.
4- Use tecidos tecnológicos ao correr. Não é frescura. Os tecidos para correr foram sendo aprimorados ao longo do tempo para justamente propiciar a troca de calor com o ambiente, favorecendo a evaporação do suor que, da pele, vai para o tecido e dele evapora para o ambiente.
5-Cuidado com as temperaturas extremas. Evite correr entre 10 e 16h, geralmente o período em que as temperaturas estão mais altas. Lembre-se que correr já gera um estresse térmico. Quanto mais alta a temperatura, maior sera esse estresse térmico, que pode debilitar seu sistema imunológico, gasta mais energia, enfim se torna uma ameaça à sua saúde.

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