Dicas dos treinadores para fazer uma meia maratona com sucesso!

corredores na rua

A meia maratona é o tipo de prova queridinha dos atletas, inclusive, os nossos. Por isso pedimos para o Renato Dutra, diretor técnico e a treinadora Ana Claudia, da soürun, selecionarem as dicas essenciais que todo atleta precisa antes, durante e depois da prova.

Antes da prova


Estabeleça um plano de treino

Converse com seu treinador sobre o melhor período para iniciar os treinos. Segundo Renato, geralmente são necessárias entre 8 e 12 semanas para estar em boas condições de correr uma meia.


Faça exercícios complementares

Fazer sessões de fortalecimento irá protegê-lo contra lesões e dão suporte aos treinos.


Passe feedback ao treinador

Procure comentar como está se sentido após os treinos toda semana. É importante informar se está sentido cansaço durante o treino ou se sente que está muito leve. Seus comentários ajudam o treinador a avaliar a necessidade de ajustes no programa ao longo do tempo.


Descanso pré prova

No dia anterior da sua prova, é muito importante que você descanse. Tente se distrair com outras atividades que não envolvam a corrida e aproveite para relaxar e repor suas energias.


Não pule treino

Evite ao máximo pular sessões de treino, principalmente, os treinos mais longos que estimulam o ganho da resistência aeróbia tão importante para correr 21km.

No dia da prova


Vaselina para evitar assaduras
Pouca gente sabe, mas a vaselina é um ótimo protetor para evitar o atrito da roupa com a pele. evitando assaduras e bolhas. Utilize a vaselina nas áreas de maior contato como axilas, região abaixo do top, mamilos, calcanhar. Isso truque vai ajudar a evitar assaduras e bolhas.


Não use tênis novo no dia da prova

Dia de prova não é dia para estrear aquele tênis que você está doido pra usar. É muito importante que você já esteja adaptado e acostumado com o seu novo calçado.


Respeite os ritmos 

É muito importante que você respeite os seus ritmos durante sua prova. Tente não sair em um ritmo muito forte e controle sua ansiedade. Dessa forma você garante seus estoques de energia para ter um ótimo rendimento para completar a prova.

 

Depois da prova


Passe um feedback Treinador

Após o término de sua prova é muito importante que você entre em contato com o seu treinador e conte como se saiu. Dessa forma ele poderá avaliar seu desempenho!

 

E por fim, descanse! Depois da prova é muito importante se recuperar bem! Confira neste post -> 5 dicas para se recuperar de uma meia maratona

 


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A soürun é a primeira assessoria online de corrida com treinadores reais. Aqui no blog você encontra conteúdo para te ajudar a atingir os seus objetivos!

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