Meias de compressão para a corrida: benefícios, dicas e cuidados

meia-de-compressao

As meias de compressão têm se tornado cada vez mais populares na prática de corrida de rua. Entre os benefícios, o principal é ajudar na regeneração dos músculos após treinos longos.

Mas se você já usa ou está pensando em usar, é preciso saber algumas coisas importantes, pois o mau uso pode provocar efeitos colaterais que podem ser sérios. Para falar do assunto, conversamos com o diretor técnico da soürun, Renato Dutra.

Neste post você vai saber para quem é recomendado, o que precisa fazer antes de usar, dicas para comprar a meia ideal, quais são as restrições de uso e sugestão de marca.

 

Para que servem as meias de compressão?
Essas meias são resultado de diversos estudos e, originalmente, recomendadas para usar no dia  a dia a fim de suprir a deficiência no retorno venoso . Em se tratando do uso para a corrida, a compressão ajuda a diminuir a exaustão muscular em treinos longos, diminuindo assim a inflamação das fibras musculares e, consequentemente, a sensação de dor após o treino.

Benefícios e usos da meia de compressão antes e após os treinos
Há atletas que usam as meias para treinar e outro que utilizam na recuperação de longões, maratonas etc. Decidir quando usar vai da necessidade de cada um e da orientação de um profissional.

      Durante o treino

  • diminui as vibrações microscópicas, consequentemente diminuindo as microlesões.
  • Após os treinos
  • agiliza a recuperação por melhorar o retorno venoso

Recomendação de leitura: 5 dicas para se recuperar de uma meia maratona

Quem deve usar essas meais?
Essas meias são mais recomendadas para corredores bem treinados. Mas a percepção de benefício varia de atleta para atleta – alguns notam melhora na performance, mas outros não. Também são indicadas após recomendação pelo médico vascular para quem tem algum problema vascular.

Também são indicadas para pessoas que comprovadamente apresentam alguma anomalia vascular. Ou seja, após avaliação do médico vascular .  


Existe alguma restrição de uso?
Sim. Perceba que estamos falando do sistema vascular, por isso é muito importante não sair comprando qualquer meia de compressão sem saber se tal compressão é a que você precisa .  Antes disso, procure um médico vascular para fazer uma avaliação não só da necessidade, mas do formato da perna. Isso porque há atletas que possuem canela mais fina e panturrilha mais desenvolvida – para esse caso, a meia padrão não é recomendada.


Há algum cuidado necessário para vestir a meia?

É importante vestir corretamente conforme instruções. Isso porque se mal colocada corre-se o risco de “”garrotear” a perna .


Há alguma a marca que você recomendaria?
Uma das marcas no segmente mais respeitadas é a alemã, Bauerfeind. Um dos diferenciais da marca é a disponibilidade de uma gama de diferentes tamanhos e formatos de pernas.

YCompression Sock Performance

 

Dica do treinador!
Antes de decidir pelo uso procure um médico. O uso incorreto ou sem necessidade por der arriscado e  meia acaba aprisionando o sangue nas extremidades inferiores e aí o resultado é muito pior do que não usar qualquer meia de compressão.

 

Obs: Esses post não é publicitário. A indicação da marca é apenas uma recomendação do professor e não tem qualquer cunho comercial.


Experimente treinarBaixe o aplicativo #sourun e treine grátis por 2 semanas. Depois de baixar você preenche alguns dados para que um treinador te conheça e monte o seu treino de acordo com o seu objetivo e condição física atual.

apple android  

 

A soürun é a primeira assessoria online de corrida com treinadores reais. Aqui no blog você encontra conteúdo para te ajudar a atingir os seus objetivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *