Como se vestir para correr no frio?

running in winter

Você sabia que o corpo humano dispõe de muito mais adaptações para o calor do que para o frio? E no frio, além de buscar motivação para sair de casa, é preciso tomar alguns cuidados.

Como nosso corpo funciona no frio
No frio, o corpo enfrenta um desafio duplo: esfriar e ao mesmo tempo controlar a perda de calor – isso porque perder calor debilita o organismo. Por isso é preciso dedicar um tempo para escolher bem o traje de corrida, como a composição do tecido, as camadas necessárias e tipos de peças adequadas.

O que acontece ao se vestir errado?
Imagine a seguinte situação: você veste uma blusa de moletom, uma calça de agasalho e sai para correr. Depois de 30 minutos, o suor deixa seu corpo ensopado. Ao término do treino, você ainda tem 20 minutos de caminhada até chegar em casa.

E é aí com o corpo suado e exposto ao frio que o organismo fica predisposto a doenças infecciosas.

E como se vestir para treinar no frio?
Há opções mais adequadas para se exercitar no frio e a tecnologia dos tecidos esportivos evoluiu bastante neste sentido. O essencial é vestir roupas que possam nos proteger do frio, ao mesmo tempo em que evaporam o suor do corpo.

Vamos imaginar a cabeça, responsável por cerca de 50% da troca de calor pelo corpo. Vamos imaginar uma situação bem típica para o nosso país: 10 graus Celsius e você tem que correr 10km.


O que vestir? . A melhor dica é: vista camadas e prefira tecidos dry fit – que permite melhor absorção de suor. Uma peça leve e que possa ser amarrada depois de 15 min para agasalhar o tronco, luvas que possam ser colocadas no bolso . Uma faixa de corrida é bem melhor que um boné ou gorro, que cobre a cabeça .

Passo a passo para se vestir no frio: calça, meia, blusa de agasalho, faixa de cabeça , luvas nos primeiros 10 minutos.

Depois do aquecimento, coloque nos bolsos ou cintura as peças que considera desnecessárias para a parte principal do treino.

Importante: há também a segunda pele e aquelas mangas descartáveis . Aí é uma escolha pessoal. A segunda pele é indicada em dias muito, muito frios. Já em dias não tão frios, poderá gerar calafrios quando o treino terminar.

O manguito é mais fácil, pois é fácil de descartar e colocar na mochila ou deixar em algum lugar, após o aquecimento.

Resumindo, no frio, planeje seu treino em “camadas”.

  1. Proteja-se bem durante o aquecimento
  2. Tire a primeira camada, luva ou manguito durante o treino.
  3. Lembre-se do trajeto até a sua casa. O ideal é ter uma nova peça para que os membros superiores não esfriem rapidamente

 

      Assim que chegar em casa tome um banho ou troque a roupa imediatamente. Lembre-se também de manter a hidratação! 

 

Fonte: Exercise in the Cold. ACSM’s HEALTH & FITNESS JOURNAL, VOL. 14/ NO. 6, 2010.

 


 

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