História de atleta: do 0km a meia maratona em 18 meses

alex cardoso - maratona de sao paulo

O Alex Cardoso é um atleta soürun que começou a correr aos 39 anos e pesando quase 100kg. Hoje com 40, ele comemora os benefícios promovidos com a corrida: perdeu mais de 20 quilos, se sente mais disposto, é apaixonado por essa atividade e já planeja a sua primeira maratona! Confira a entrevista que fizemos com ele!

Quando e por que você começou a correr?

Comecei a correr em fevereiro de 2015, após o convite de 3 amigos em uma viagem a trabalho para João Pessoa/PB. Corri 20 minutos e quase não aguentava falar de tão cansado. Mas foi o pontapé inicial, pois nunca imaginei que pudesse gostar de praticar esse esporte, a Corrida.
Pesava 96 kg e tinha começado a praticar Tênis havia 6 meses. Pesquisei e li bastante sobre treinos, tênis apropriado, provas etc, e comecei a realizar treinos 2 vezes por semana, individualmente.
Após 4 meses realizei minha primeira prova de 5k. Depois dessa, procurei provas mais longas, de 10k. Fiz a primeira no Circuito das Estações em 2015. A partir daí coloquei como objetivo a Corrida de São Silvestre. Até ela, ainda participei de várias provas de 10k e uma de 15k.
Fazer a Corrida de São Silvestre foi sonho realizado.

Entretanto, no meio da prova descobri que minha preparação não havia sido adequada, comecei a sentir esgotamento muscular e confesso, me arrastei na subida da Brigadeiro até a linha de chegada. Foi quando decidi procurar por uma orientação profissional. Depois de muita pesquisa e opiniões de amigos, atrelada com a disponibilidade de tempo e financeira, decidi pela assessoria soürun.

alex silveira na meia maratona de sao paulo

Alex silveira na Meia Maratona de São Paulo

A corrida fez alguma diferença na sua vida?

A principal diferença é a disposição à família, aos filhos, ao trabalho, a tudo. Minha vida é outra, mais feliz, mais harmônica. A semana que não consigo realizar meus treinos é como se fosse uma semana perdida. Reduzi meu peso em 22kg.

Como a corrida faz parte da sua rotina hoje em dia?
Corro 3 vezes por semana. Durante a semana, corro duas vezes na academia do prédio onde moro e aos domingos procuro correr ao livre.

Treinando com a soürun quais provas você já participou? E que distâncias?
Em abril de 2015, após 2 meses de treino com a soürun fiz minha primeira Meia-Maratona – 17ª Meia Maratona Internacional da Cidade de São Paulo. Uma sensação incrível de conquista e realização e principalmente vontade de “quero mais”. Até então havia feito várias provas de 10K e a São Silvestre – 15k, mas ainda sem a orientação de uma assessoria.

Leitura recomendada: Por que é importante fazer treinos intervalados

O que você diria para as pessoas que querem começar a correr, mas acham que “isso não é pra elas”, ou que não tem pique para conseguir?
Digo que nunca é tarde para nada na vida, inclusive praticar atividade física. O sedentarismo é mais “gostoso”,  não requer dedicação e empenho, mas a corrida traz tudo isso para a vida. Comecei com 39 e não pretendo parar tão cedo. É um vício que não quero perder.
Lembro a importância de uma consulta médica, principalmente para verificação da parte cardiorrespiratória, para que o esporte não seja algo que possa trazer complicações futuras ao invés do bem estar desejado.

A corrida não exige equipamentos e lugares especiais e de difícil acesso, pelo contrário, pede apenas força de vontade e determinação para evoluir a cada treino. Eu POSSO!!!! Você PODE!!!

Qual a diferença de treinar com auxílio de uma assessoria e sozinho?
A assessoria define rotinas e metas, para as quais eu me sinto desafiado a alcançar, além de, e principalmente, balancear os treinamentos de forma a chegar na corrida nas melhores condições possíveis, ou seja, nem cansado de maneira que não me deixe concluir bem a prova, nem despreparado que me falte forças para chegar ao final, sempre dentro do SEU limite, pois a corrida é você contra você mesmo!

E qual é o seu próximo desafio na corrida?
É participar e concluir minha primeira Maratona, que acontecerá no primeiro semestre de 2017 e contarei com a soürun para cumprir mais esse objetivo, com a orientação do treinador Marcus Vinicius! Até lá pretendo ainda realizar provas de 21k e melhorar meu tempo na São Silvestre 2016!!!!

Gostou do relato do Alex? Se quiser saber mais sobre a soürun, confira este post aqui.


Experimente treinar

Depois dessas dicas é só começar!E a gente te dá uma forcinha! Baixe o aplicativo #sourun e treine grátis por 2 semanas. Depois de baixar você preenche alguns dados para que um treinador te conheça e monte o seu treino de acordo com o seu objetivo e condição física atual.

apple android

 

A soürun é a primeira assessoria online de corrida com treinadores reais. Aqui no blog você encontra conteúdo para te ajudar a atingir os seus objetivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *