História de atleta: uma mudança de hábito que rendeu a primeira maratona após os 40

historia de atleta jose alves

Fazer uma maratona é um dos mais importantes objetivos de grande parte dos corredores. E o atleta José Alves  já pode falar orgulhoso que ele já cruzou essa linha de chegada! Aos 43 anos ele realizou a Maratona Internacional de São Paulo e essa foi a sua primeira prova de 42k.
Antes disso, treinou um tempo por conta própria, mas ao decidir pelo desafio de encarar uma maratona, José buscou o apoio de uma assessoria e passou a treinar com a soürun.

Na entrevista abaixo você confere como ele se preparou, desde o início da atividade física, a realização da maratona e o que ele aprendeu com essa baita experiência.

Quando e por que vc começou a correr?
Logo que nasceu meu filho Miguel em 2012, eu já imaginei como estaria daqui a 10 ou 20 anos. Eu estava com 39 e pensei em como poderia participar ativamente da vida dele durante sua infância e adolescência. Eu precisava sair da zona de conforto e praticar alguma atividade física e a que mais se encaixava no meu dia-a-dia era a corrida de rua. Então, no final de 2014 comecei a treinar e no mesmo ano participei com meu amigo Maurício de uma corrida de 10k.

A corrida fez alguma diferença na sua vida?
Fez muita diferença! A prática de esporte é sinônimo de saúde e,naturalmente, passamos a nos policiar em relação a alimentação, evitamos alguns hábitos, e nos torna disciplinados, pois e preciso reservar um tempo para o treino, ter um horário dedicado para cuidar da minha saúde. Além disso, você envolve as pessoas mais próximas também, hoje minha esposa Priscila também pratica corrida de rua e dou preferência nas corridas onde podemos ir juntos.

Como a corrida faz parte da sua rotina hoje em dia?
Treinar para maratona exige um planejamento muito bem definido, pois envolve praticamente todos os dias da semana. E o apoio da família é essencial, pois essa  alteração na rotina faz com que abrimos mão de lazer, o filho sente a nossa falta. E levantar nos finais de semana às 5:30 para treinar não é uma tarefa fácil.

Essa foi a sua primeira maratona? como foi essa experiência?
Sim, logo que fiz a minha primeira meia maratona em maio do ano passado,  já me veio à cabeça fazer uma maratona.  Mas eu sabia que precisaria correr  muitas meias para que esse sonho se realizasse. Então, em julho de 2015 me inscrevi, porque eu teria 9 meses para me preparar, e foquei em correr distâncias acima de 21k. Em outubro fiz um treino de 30k e finalizei bem. Mas optei por não continuar sozinho e procurei uma assessoria para a fase dos treinos específicos para maratona.

Qual é a sensação de completar uma prova de 42k?
A sensação é de superação, vitória, algo que é difícil de explicar, mas quando cruza a linha de chegada é um alívio, uma missão cumprida.  Há 2 anos não imaginava ser possível alcançar esse feito e aí vem em mente todo o período dedicado aos treinos, as pessoas que lhe apoiaram.

Quanto tempo você treinou para fazer a Maratona de São Paulo?
Foram 4 meses específicos para maratona, sendo 4 vezes por semana reservados a planilha de treinos e 2 ou 3 vezes de reforço muscular.

Qual é o seu próximo desafio?
Eu quero fazer algumas corridas de montanhas em distâncias de 21k, correr em montanha é bem divertido, estar em contato com a natureza é maravilhoso.

Leitura recomendada: 3 dicas para quem é viciado em provas de corrida 

O que você diria para as pessoas que querem começar a correr, mas acham que “isso não é pra elas”, ou que não tem pique para conseguir
Bom, essa é uma decisão que temos que fazer por conta própria, temos que ter a consciência dos benefícios que nos trará ao longo da vida. A corrida não exige que tenhamos que bater recordes, apenas correr, movimentar o corpo, fazer de forma prazeirosa, fazer amigos, estar bem fisicamente e mentalmente.

Quando estamos na fase sedentária naturalmente não temos pique, mas isso vem quando se inicia a prática esportiva. Minha dica é começar com uma caminhada e logo verá que é possível arriscar uma corrida leve e e continuar. Depois se dará conta que a corrida já faz parte na rotina.

Qual a diferença de treinar com auxílio de uma assessoria e sozinho?
Eu treinei um bom tempo sozinho com as informações que pesquisei, mas não respeitava o descanso, a aplicação dos treinos eram bem mais elevados em períodos que ainda não necessitava de tal esforço.

Além disso, a possibilidade de uma lesão era bem maior. As orientações da treinadora que me passou os treinamentos foram essenciais para que o corpo fosse adquirindo a resistência e força necessária para o objetivo que fora definido, a maratona.

 

Esperamos que essa história sirva de inspiração! :)


 

 

Experimente treinar

Depois dessas dicas é só começar!E a gente te dá uma forcinha! Baixe o aplicativo #sourun e treine grátis por 2 semanas. Depois de baixar você preenche alguns dados para que um treinador te conheça e monte o seu treino de acordo com o seu objetivo e condição física atual.

apple android

A soürun é a primeira assessoria online de corrida com treinadores reais. Aqui no blog você encontra conteúdo para te ajudar a atingir os seus objetivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *