Estudo: ingestão de fibras ajuda a dormir melhor

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Em períodos de estresse, preocupações e afins é comum ter problemas para dormir e isso afeta o rendimento nos treinos e provas. Além disso, é durante o sono que nos recuperamos e muitos hormônio trabalham enquanto descansamos.

Um estudo recente realizado na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, e divulgado na Runner’s World revelou que uma mudança simples na dieta pode promover um sono mais tranquilo e profundo.

A pesquisa e o resultado

Os pesquisadores recrutaram 26 adultos, com idades de 30 a 45 anos e que dormem regularmente entre 7 e 9 horas por noite. Os participantes foram designados a diferentes períodos de sono e dietas nutricionais distintas.

O estudo descobriu que aqueles que comeram mais gordura saturada e menos fibra levaram mais tempo para adormecer e tiveram um sono leve. Os que consumiram mais carboidratos, como açúcar refinado, tiveram o sono interrompido durante a noite. Já os participantes que ingeriram fibras conseguiram dormir profundamente.

Mais fibra na dieta
Resumindo, o estudo mostra que uma dieta rica e fibras, com baixo teor de açúcar e baixo consumo de gordura melhora a qualidade do sono.

Lembre-se que o consumo de fibras requer hidratação e moderação, pois em excesso pode provocar problemas intestinais.

Falta de sono pode ser sintoma de overtraining
A falta de sono pode ser também um dos sintomas de overtraining – que significa treinar excessivamente ao ponto de não dar o tempo de recuperação necessário para fazer a próxima atividade.
 É importante saber quais são os outros sinais desse problema para identificar antes de qualquer lesão. Confira aqui: Os principais sintomas de overtraining.

 

Importante: esse post tem caráter exclusivamente informativo. A orientação de um nutricionista é a maneira ideal de ter uma dieta balanceada de acordo com as suas necessidades e objetivos. :)
Foto por Alicia A.L. / CC Flickr


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