Como retomar os treinos depois das férias

homens treinando corrida

Todos merecemos aproveitar as férias e muitas vezes os treinos ficam um pouco de lado – mesmo para aqueles que são super dedicados. Para retomar é preciso tomar alguns cuidados e seguir algumas dicas para evitar lesões e recuperar a performance no tempo certo.

Depois de um período de descanso o condicionamento físico já não é mais o mesmo. Isso vale para todos os níveis de atleta. A grande diferença é que quanto melhor o condicionamento físico, mais rápido é o retorno ao ritmo normal.

Alongamento
Antes de começar o treinos, dedique-se ao alongamento. Aquele aquecimento de 10 minutinhos não é suficiente. Isso porque ao deixar de treinar, o corpo perde um pouco da flexibilidade e a chance de lesões é maior.

Fortalecimento muscular
Da mesma forma que perdemos um pouco da flexibilidade, a musculatura também é impactada por falta de exercícios. Faça exercícios leves de musculação e dê uma atenção  maior aos quadris e coxas –  aumente a intensidade aos poucos. Lembre-se de informar o profissional que o seu foco é fortalecimento para a corrida.

Confira no vídeo a importância do fortalecimento muscular

 

Repare no seu ritmo e não apenas no tempo
Antes de sair correndo com foco em fazer 5km em menos de 30 minutos, o mais importante é observar a frequência cardíaca. Isso porque, com a pausa nos treinos a resposta do corpo, como coração e pulmões será diferente de quando estava treinando. O importante é reparar na sua condição aeróbia e ir conquistando o ritmo antigo a cada treino. 

Fale com seu treinador
Antes de começar, converse com seu treinador, pois é ele quem montará um plano de treino de base para que você corra com segurança e alcance o condicionamento físico ideal no tempo certo com foco em performance. 

Defina metas realistas
Quando voltamos aos treinos é normal aquela empolgação e vontade de recomeçar com tudo. Mas tenha calma e estabeleça uma meta realista. Se você  está acostumado a fazer 10km, não se obrigue a ter como meta fazer uma meia em algumas semanas, por exemplo. Além da ansiedade que uma meta desafiadora provoca, o risco de lesões e frustração é grande. Ter uma meta clara é fundamental para orientar os treinos e também para motivar, porém o primeiro passo é conquistar o nível de performance que se tinha antes. E em seguida ir atrás da meta real.

 

Com essas dicas, em poucas semanas você estará correndo com qualidade e a performance desejada!

 


 

Experimente treinarBaixe o aplicativo #sourun e treine grátis por 2 semanas. Depois de baixar você preenche alguns dados para que um treinador te conheça e monte o seu treino de acordo com o seu objetivo e condição física atual.

apple android  

 

 

A soürun é a primeira assessoria online de corrida com treinadores reais. Aqui no blog você encontra conteúdo para te ajudar a atingir os seus objetivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *