5 dicas para se recuperar de uma meia maratona

21km

Fazer uma prova ou treino de 21km é uma baita desafio cumprido. Mas junto com a satisfação vem o desgaste muscular e o cansaço. Para evitar lesões e recuperar-se bem para retomar aos treinos é preciso ter alguns cuidados.

Confira as dicas para recuperar-se depois de uma meia maratona.

Alimentação


Os seus músculos estão desgastados e seu organismo foi bastante exigido. Por isso, é importante repor as energias. Faça uma alimentação equilibrida com carboidratos e proteínas magras.

Aplicação de gelo


No mesmo dia após  aprova aplique gelo nas regiões mais doloridas por 10 minutos. No dia seguinte faça de duas a três aplicações de gelo por 10 minutos cada também.

Descanso


É difícil ouvir que é preciso “ficar parado”para quem ama correr. Mas leve a sério o descaso entre 24 e 48 horas para ficar 100% e voltar aos treinos sem qualquer chance de lesão.
Seu corpo precisa de um tempo para se recuperar e o descanso, alimentação e hidratação são fundamentais.

Caminhada

Dado o devido descanso, nos primeiros dias pós meia, faça caminhadas leves para estimular o fluxo sanguíneo nos músculos.

Alongamento e massagem


Entre o terceiro e quarto dia você pode fazer alongamento que já está acostumado em casa e também recorrer a massagens. A massagem além de ativar a circulação, evita a fadiga muscular.

Durma!


É durante o sono profundo que os hormônios importantes para a regeneraçào muscular são sintetizados. O ideal é ter 8 horas de sono.

Lembre-se que uma prova de 21km exige muito dos músculos e tal esforço gera pequenas lesões que precisam de tempo para uma regeneração total.

Por isso, não se apresse e dê tempo para a sua regeneração antes de marcar na agenda a próxima prova ou próximo longão. Saiba perceber os sinais que o corpo dá e respeitá-los.

 

 

Foto por Dmitry P / CC by Flickr


 

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