Guia para estreantes na São Silvestre

Sao Silvestre

A São Silvestre é a prova de corrida de rua mais tradicional do Brasil que acontece há mais de 80 anos. Atrai corredores do Brasil e do mundo. Mais do que uma prova, representa uma grande festa que é comemorada com a apoteótica chegada na charmosa Avenida Paulista.

Se você vai participar pela primeira vez,  confira abaixo  5 dicas importantes organizadas por Renatro Dutra, diretor técnico da soürun. Apesar de ser um evento muito festivo, a prova é considerada difícil até pelos corredores veteranos.

Vamos lá!

1 – Prepare-se para o calor

Como a prova acontece no verão é fundamental estar aclimatizado a altas temperaturas e umidade relativa do ar. O percurso é todo feito no asfalto o que intensfica os efeitos do calor. Por isso a dica é fazer cerca de 3 treinos no calor faltando duas semanas para a prova. Não é saudável treinar muito mais do que isso, pois há grande desgaste para o organismo, além de debilitar o sistema imunológico.

3 treinos de 40 a 50 minutos contínuos e em intensidade leve são suficientes para promover as adaptações ao calor, como maior taxa de sudorese, aumento do volume sanguíneo e outras.

 

2 –  Esteja preparado para uma prova cheia de subidas e descidas

Muito se fala sobre a subida da Brigadeiro, mas a São Silvestre desde o começo já desgasta as pernas do corredor. O percurso atual inicia-se descendo a Paulista até a Avenida Pacaembu. Ao descer, o desgaste muscular é alto e pode minar a resistência das pernas para o final do trajeto. Portanto, é importante treinar subidas e descidas uma vez por semana, cerca de 6 semanas antes da prova.

Se você ainda não está habituado a este tipo de treinamento, sugerimos que faça 1 ou 2 treinos com subidas leves a moderadas, que tenham entre 200 e 400 metros, subindo e descendo até totalizar 1 a 1,2km nas duas primeiras sessões e vá aumentando 400 a 600 metros até a semana da prova.

O ideal é que esteja conseguindo realizar um total entre 3 e 4km de aclives e declives na penúltima semana da prova. Para que tenha uma ideia, somente a subida da Brigadeiro tem cerca de 2km e com inclinação média de 7%, ou seja, é uma subida difícil.

 

3-    Treine como se fosse correr uma Meia Maratona

Isso mesmo, pois apesar da distância da prova ser de 15km, o calor, a umidade e as subidas tornam a São Silvestre equivalente a correr 21km no plano. Portanto, não se iluda fazendo “longos de 12km”, achando que já serão suficientes para completar bem os 15km da São Silvestre. A nossa recomendação é iniciar 7 semanas antes da prova, um longo de 10km e aumentar a cada semana 2km, chegando até 20km há duas semanas da prova.

 

5 –    Cuidado com a véspera da prova

Isso vale principalmente para quem não mora em SP, veio correr e aproveitar para conhecer a cidade. Cuidado com passeios em que ficará muitas horas em pé ou andando por muito tempo. Um dia antes da prova suas pernas precisam descansar. Se possível, deixe os passeios mais desgastantes para depois da São Silvestre.

 

Medalha Sao SilvestreEssas são as nossas dicas para você chegar bem preparado e ter uma ótima experiência ao correr esta prova maravilhosa.

Destacamos que temos no Sourun treinos específicos para a São Silvestre e que poderá contar com a orientação e apoio dos nossos treinadores reais.

 

 

 

 


 

Experimente treinarBaixe o aplicativo #sourun e treine grátis por 2 semanas. Depois de baixar você preenche alguns dados para que um treinador te conheça e monte o seu treino de acordo com o seu objetivo e condição física atual.

apple android  

A soürun é a primeira assessoria online de corrida com treinadores reais. Aqui no blog você encontra conteúdo para te ajudar a atingir os seus objetivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *