Os principais sintomas de overtraining

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Somos movidos a desafios e quando se trata de esporte, atividade física, quanto mais avançamos mais queremos nos desafiar, não é? Mas é fundamental prestar atenção aos sinais que o corpo dá e o overtraining é um dos motivos que tira o atleta das pistas. O overtraining nada mais é que treinar excessivamente. Ao ponto de não dar o tempo de recuperação necessário para fazer a próxima atividade.

Confira abaixo alguns sinais que servem de alerta para identificar esse problema:

Frequência cardíaca

O aumento da frequência cardíaca em repouso é resultado do aumento da taxa metabólica. Simplificando, significa que o corpo ainda não está recuperado do último esforço físico. Para descobrir, faça a medição do batimento cardíaco todas as manhãs e compare para ver se há alteração. Você terá como comparar os batimentos após um dia sem treino e outro com treino. Se a frequência na manhã pós-treino estiver bem mais alta que o normal, fique alerta!

Sede

Sentir sede além do normal é sinal de desidratação. Muitas vezes o atleta aumenta a carga de treino, mas não se atenta ao aumento da hidratação. Note se você continua com sede mesmo após ter ingerido água há pouco tempo.

Dores musculares prolongados

Após o treino intenso é normal sentir desconforto até dois dias depois. Mas fique atento se a dor continuar no terceiro dia. A primeira medida é não treinar com as dores, pois isso mostra que os músculos não se recuperaram e forçá-los mais pode gerar lesões graves.

Lesões do passados voltam a aparecer

Treinar em excesso aumenta a probabilidade de ter lesões e, principalmente, de repetir lesões do passado. Isso acontece, pois não há tempo suficiente para se recuperar e então, aquela parte lesionada anteriormente tem maiores chances de ser lesionada novamente.

Treino sem progresso

Sentiu que está treinando e não vê mudança no corpo, no resultado da corrida? Isso pode ser excesso de treino também. Lembre-se que o seu corpo responde aos estímulos do treino quando está em repouso e é na recuperação que isso acontece. Se não der o tempo do descanso necessário, o resultado será aquém do esperado.

Insônia

Ficar rolando na cama de um lado para outro em época de treino pesado é sinal de alerta.  Uma vez que pode ser resultado de sobrecarga do sistema nervoso e hormonal. Se tiver insônia, converse com seu treinador e se possível tire uns dias off.

Desmotivação/depressão

Junto com o overtraining vem a cobrança de alcançar resultados, chegar ao peso ideal, fazer aquele tempo planejado ou correr uma distância maior. Mas às vezes o desafio em vez de estimular, pode desmotivar. Se sentiu depressivo, desanimando, fique alerta e tire um tempo off. Além disso, é importante ter um sono de qualidade e fazer uma alimentação nutritiva e equilibrada, pois tais sintomas podem ser hormonais.

Ficar doente com frequência

Aquela gripe que vai e vem toda hora, ou aquela alergia que você não tinha há anos e agora custa a ir embora, pode ser sinal de overtraining também. O nosso corpo muitas vezes dá os sinais que precisamos para parar e verificar o que estamos fazendo de errado, mas muitas vezes ignoramos. O treinamento excessivo pode deixar o corpo em um estado catabólico permanentemente, fazendo com que a imunidade baixe e a saúde fique abalada.

Dicas para evitar overtraining: 
  • Inclua períodos de descanso
  • Alterne intensidade e carga nos treinos
  • Tenha um sono de qualidade
  • Faça uma alimentação equilibrada. Se tem uma prova de longa distância à vista, faça uma dieta com acompanhamento de nutricionista
  • Hidrate-se
  • Seja sincero com o seu treinador. Não esconda dores de qualquer natureza, cansaço generalizado ou localizado em algum grupo muscular, por exemplo, só porque tem uma prova marcada. Afinal, ele é parte interessada em te ajudar a chegar onde quer, mas com saúde e qualidade de vida!

 

 

Foto por Matt Harris/CC by Flickr


 

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