Tendinite patelar: como evitar e ter joelhos saudáveis!

Joelhos

A articulação dos joelhos é a mais complexa do corpo humano. E os problemas ligados a eles são os mais comuns nas causas que restringem a execução de atividades físicas.

Entre os atletas, as mulheres são as que têm maior incidência de problemas nos joelhos. Entre as causas, a mais recorrente está na distribuição desigual de carga devido a formação dos joelhos em X, aumentando a chance de lesões. 

Tipos de lesões

As tendinites são as as mais comuns entre os corredores e a tendinite patelar também conhecida como “joelho do saltador”, a que mais os assombra. No início a dor acontece ao final do treino na região inferior da patela. Com a gravidade da lesão o atleta começa a sentir dores durante o treino e até mesmo assim que inicia.

 

Causas da tendinite patelar

As principais causas são excesso de uso dos joelhos ou oversuse e fraqueza na musculatura.

 Tratamento

Após exame clínico e exames como a ultrassonografia, o tratamento é basicamente afastamento do treino ou diminuição da atividade e carga, além de fisioterapia, podendo se valer da crioterapia também – técnica de resfriamento de parte do corpo para tratar as lesões.

Para quem já sofreu esse tipo de lesão o cuidado deve ser redobrado com  acompanhamento periódico médico e de fisioterapeuta. 

 

Como prevenir problemas nos joelhos.

A melhor forma é unir um bom trabalho de fortalecimento ao seu hábito de corrida. E o foco deve estar no fortalecimento de quadríceps e bíceps femural com cargas e sessões equilibradas para que ambos sejam trabalhados igualmente. Além disso, alongamentos regulares e um bom tênis de qualidade devem fazer parte do plano para ter joelhos saudáveis.

 

Foto por Coba /CC by Flickr


 

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