Fascite plantar – a lesão que assombra os corredores

pé

Você já ouviu falar ou conhece alguém que teve fascite plantar? Além de ser uma a lesão nas regiões mais básicas do atleta –  as plantas dos pés – tem uma recuperação bem difícil e que pode ser lenta.

Essa lesão é mais comum do que se pensa. Para se ter uma ideia, nos EUA são registrados cerca de 3 milhões de casos por ano.

O que é fascite plantar?

Na sola do pé há uma membrada chamada fáscia plantar que liga o calcâneo aos dedos. Quando inflamada causa dores, principalmente, na primeira pisada do dia ou ao ficar em pé depois de muito tempo sentado ou deitado. Depois dessa primeira dor, a mesma diminui ao longo do dia.

Como essa lesão é causada?

Quando estamos falando de atletas, essa lesão é provocada pelo estiramento da membrana devido aos treinos de longas distâncias.

Como identificar?

Ao sentir uma dor localizada e forte ao pisar após um período sem tocar os pés no chão, fique atento.  A dor também pode ser sentida após intensa atividade física e ao subir escadas.

O que fazer se sentir a dor?

Evite se automedicar. É claro que ninguém gosta de sentir dor, mas tente consultar um ortopedista assim que a dor começar. Não tome remédios por conta própria, pois você pode sofre efeitos colaterais e dificultar o tratamento médico. Quanto mais cedo procurar ajuda, melhor será a recuperação e a volta dos treinos mais rápida.

Como é o tratamento?

Normalmente o tratamento é feito a base de remédios, como analgésicos e antiinflamatórios e sessões de fisioterapia. Em casos extremos a cirurgia é indicada

Quanto tempo dura o tratamento?

O tempo de tratameto, que tira o atleta dos treinos, depende da  gravidade da lesão, podendo variar de semanas até mais de 1 ano. 

O que não fazer em caso de lesão:

  • Não ignore a dor, procure o médico logo no início
  • Não copie o tratamento do seu amigo corredor
  • Não faça automedicação
  • Não invente exercícios/alongamento sem orientação
  • Não tente se adaptar a dor

Lembre-se! Seu corpo e sua saúde são mais importantes do que aquela prova que você está treinando ou sonhando em fazer. Sentiu dores, avise seu treinado e vá ao médico. #ficaadica! :)


 

Experimente treinar

Baixe o aplicativo #sourun e treine grátis por 2 semanas. Depois de baixar você preenche alguns dados para que um treinador te conheça e monte o seu treino de acordo com o seu objetivo e condição física atual.

apple android

A soürun é a primeira assessoria online de corrida com treinadores reais. Aqui no blog você encontra conteúdo para te ajudar a atingir os seus objetivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *