Começando a correr depois dos 30: Benefícios e cuidados.

Caminho de árvores

Sabemos e sempre falamos que nunca é tarde para começar a correr. Mas temos que assumir que conforme a idade avança o nosso corpo e organismo sofrem alterações e algumas limitações também.

Abaixo seguem algumas mudanças mais comuns a partir dos 30 anos de idade.

  • Capacidade aeróbica diminui
  • Redução da massa muscular
  • O metabolismo fica mais lento
  • Aumento da gordura corporal

 Pois é! Essas mudanças não são muito animadoras e podem fazer você pensar: “puxa, com a minha idade e tudo isso aí acima não posso começar a correr”. Se você pensou assim, está engando.Ufa!

É justamente a corrida, algumas atividades e cuidados extras que podem te ajudar a diminuir esses efeitos colaterais da idade ou até mesmo retardá-los. E nós vamos provar! 😉 

harriet thompson

 

A foto acima é da americana Harriette Thompson, de 92 anos que bateu o recorde como a atleta mais velha a finalizar uma maratona este ano. Ela completou a San Diego Rock ’n’ Roll Marathon, nos EUA, com o tempo de 7:24:36.

E sabe o que é o mais incrível? Ela começou a correr depois dos 70 anos!

Correr em qualquer idade faz bem!

Já está provado que a corrida tem muitos benefícios e serve como um ótimo remédio para lutar contra os efeitos da idade. Além do bem estar físico e mental, a corrida ajuda a diminuir o risco de problemas cardíacos, a regular a pressão arterial, diminuir o colesterol e é um bom aliado para quem tem diabetes. Também possui efeito benéfico para reduzir a ansiedade e depressão, controlar e perder peso e ainda melhora a saúde dos ossos, musculatura e juntas.

Dicas para se beneficiar com a corrida em qualquer idade.

Então, se você já está convencido de que a corrida faz bem e que você deve fazer parte do grupo dos corredores, não saia correndo ainda! É preciso ter alguns cuidados e seguir algumas dicas para evitar lesões e tirar o melhor proveito da atividade física.

O que você deve fazer antes de começar:

1 – Fazer uma avaliação médica antes de tudo

2 – Sempre fazer aquecimento antes de começar a correr, mesmo que seja uma distância pequena.

3 – Após a atividade alongue-se!

4- Tenha, pelo menos, 2 dias de descanso na semana.

5 – Faça alguma atividade extra como musculação, natação, pilates para fortalecer a musculatura e evitar lesões.

6 – Lembre-se de se hidratar sempre que treinar.

 

 

Esperamos que com essas dicas você comece a correr ou se já corre, convide um amigo para começar também!


 

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