O que você precisa saber sobre meias de compressão?

Captura de Tela 2015-07-01 às 21.07.30

Entre tantos produtos e novidades que prometem melhorar o desempenho do corredor, as meias de compressão têm se tornado cada vez mais populares entre os atletas amadores. O principal benefício que esse acessório promete é a regeneração muscular após treinos mais longos.

Porém é preciso pesquisar bem para saber se você pode e deve usá-las – uma vez que o mau uso pode provocar efeitos prejudiciais.

Originalmente, as meias de compressão são recomendadas para quem necessita suprir a deficiência no retorno venoso .

Há ainda muita contradição quando o assunto é o uso desse acessório para a corrida. Há estudos que revelam uma melhora no desempenho para corredores muito bem treinados. Porém, recentemente tem sido bastante debatido se essas meias cumprem tudo que promete.

Por isso, antes de aderir, seja para performance ou por tendência de moda , converse com um médico vascular e havendo indicação, pesquise o modelo ideal para você.

Para te ajudar a esclarecer as principais dúvidas desse assunto, conversamos com o diretor técnico da soürun, Renato Dutra.

Quem deve usar as meias de compressão?

São indicadas para corredores altamente treinados. Alguns atletas mostram melhora da performance, mas outros não. O tema ainda é polêmico, porém nota-se a diminuição do desgaste provocado por treinos mais intensos ou longos.

Também são indicadas para pessoas que comprovadamente apresentam alguma anomalia vascular. Ou seja, após avaliação do médico vascular .

Existe alguma restrição de uso?

Sim. É preciso inicialmente fazer uma avaliação com o médico vascular e também avaliar o formato da perna.
Há pessoas com a canela fina e panturrilha bem desenvolvida, por exemplo, e as meias de modelo padrão não consideram este caso particular.

Outra dica importante é aprender a vestir a meia do jeito correto. Isso porque se mal colocada pode causar efeito contrário, ou seja, “garrotear” a perna .

Qual é a marca que você recomenda?

Eu recomendo a  Bauerfeind, uma marca alemã muito respeitada. Há diversas marcas esportivas que também fabricam essa meia, porém restritas aos tamanhos P, M e G. A Baeurfeind tem a maior gama de tamanhos e principalmente de formato de pernas.


Dica do treinador!

Em se tratando de meias de compressão, o tiro pode sair pela culatra. Se a meia não estiver adequada ao formato da perna, o atleta corre o risco de sofrer efeito contrárioIsto é, a meia acaba aprisionando o sangue nas extremidades inferiores e aí o resultado é muito pior do que não usar qualquer meia de compressão.

 

Obs: Esse post não é publicitário. A indicação da marca é apenas uma recomendação do profissional e não tem qualquer cunho comercial.

 

 

Foto por Steven Pisano/Flickr

 

 


 

Experimente treinar

Depois dessas dicas é só começar! E a gente te dá uma forcinha! Baixe o aplicativo #sourun e treine grátis por 2 semanas. Depois de baixar você preenche alguns dados para que um treinador te conheça e monte o seu treino de acordo com o seu objetivo e condição física atual.

apple android

 

 

A soürun é a primeira assessoria online de corrida com treinadores reais. Aqui no blog você encontra conteúdo para te ajudar a atingir os seus objetivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *