8 dicas para começar a correr

8 dicas

A corrida além de ser o esporte mais democrático que existe é um dos mais eficientes para se manter saudável.

Faz bem ao coração, fortalece a massa muscular, ajuda no combate do colesterol e à osteoporose, auxilia no tratamento contra depressão, ansiedade e claro, na busca pelo peso ideal. Esses são alguns dos tantos benefícios que a corrida oferece e se você está aí parado, mas quer começar, confira as nossas dicas!

1 – Consulte um médico.
É importante avaliar se você está apto a começar a correr. Não somente do ponto de vista cardiológico, mas também devido a questões ortopédicas.

2 – Treine com ajuda profissional.
Antes de iniciar um programa de exercícios é interessante avaliar a sua condição e o objetivo que quer alcançar com ajuda de um profissional. É ele quem vai conseguir montar um programa de treino personalizado com foco principal em: 1- te ajudar atingir o seu objetivo dentro de um prazo real e 2 – orientar para que os treinos cumpram as suas funções de acordo com a sua condição física para evitar lesões e  para ganhar em desempenho. Afinal, cada sessão tem um objetivo por exemplo: haverá um período com treinos de adaptação, outro com aumento de carga para melhorar o condicionamento, outro com treinos de subida para melhorar a condição mecânica do corpor e por aí vai.

3 – Estabeleça objetivos realistas
Se você não pratica exercício há anos comece com duas sessões semanais, por exemplo. Para quem estava sem fazer atividade física isso já será uma mudança de hábito muito positiva.

4 -Defina dias e horários fixos para treinar.
Tente cumprir as sessões semanais estipuladas no treino. Coloque na sua agenda estes dias de treino e cumpra-os, da mesma forma que compareceria a uma consulta médica ou reunião de trabalho. Muitas pessoas não gostam de se exercitar pela manhã, mas a experiência mostra que as faltas são mais frequentes para quem treina à noite, por conta de imprevistos no trabalho, cansaço e trânsito.

5 – Não basta só correr
Tão importante quanto realizar uma atividade aeróbia como a corrida, é o fortalecimento dos músculos, tendões e demais estruturas do corpo. Além de necessário para a postura e prevenção contra lesões, o treino de força ajuda no emagrecimento e/ou manutenção da força e massa muscular que começamos a perder após os 30 anos de idade.

6- Inscreva-se em uma corrida de 5km.
Claro, talvez você nem esteja apto a correr 5km sem parar, mas de qualquer modo será um objetivo concreto e com data marcada para acontecer. Em geral, é possível participar de uma prova de corrida após 3 meses de treinos, então programe sua inscrição para uma data após 3 meses do início de seus treinos.

7 – Cuidado com o excesso de entusiasmo.
É muito comum que iniciantes queiram resultados rápidos e exagerem justamente numa fase de adaptação que é mais delicada. É preciso saber ouvir o corpo, prestar atenção a sinais como dores musculares, cansaço e talvez segurar a progressão das distâncias a cada treino.

8 – Obtenha acompanhamento nutricional.
Antes de iniciar um programa de exercícios é interessante avaliar porcentagem de gordura, massa muscular e também a qualidade de alimentação. O corpo precisa receber na dose certa e nos intervalos adequados os nutrientes necessários para uma boa saúde e resultados esperados.

Experimente treinar

Depois dessas dicas é só começar! E a gente te dá uma forcinha! Baixe o aplicativo #sourun e treine grátis por 2 semanas. Depois de baixar você preenche alguns dados para que um treinador te conheça e monte o seu treino de acordo com o seu objetivo e condição física atual.

apple android

A soürun é a primeira assessoria online de corrida com treinadores reais. Aqui no blog você encontra conteúdo para te ajudar a atingir os seus objetivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *