5 dicas de hidratação para corredores

Hidratação para corredores

Quando praticamos atividades físicas como a corrida é normal suar, claro. E quanto maior a intensidade e a temperatura externa, mais encharcamos a camiseta.

Suar provoca diminuição do volume sanguíneo e se o corpo não estiver hidratado, o coração tem dificuldade em levar oxigênio para os músculos que estão sendo utilizados no exercício. Isso acontece porque o corpo tenta manter a temperatura média de 37 graus.

E o efeito mais comum de desidratação é a perda do rendimento durante a corrida, já os mais graves são: tonturas, câimbras e no pior dos casos, em dias quentes, desmaios.
Por isso, além de respeitar os sinais que o corpo dá e não ir além do que o seu condiconamento permite, é fundamental estar hidratado.

Confira as 5 dicas que você precisa saber sobre hidratação.

gota Hidrate-se antes!
Muita gente ignora a importância de ingerir líquidos antes de começar e deixa só para o final.Errado! Tome entre 200ml a 400 ml 2 horas antes da corrida. Esqueceu de se hidratar? Então, 30 minutos antes tome entre 120ml a 240 ml de água.

gota Água ou isotônico?
Para atividades curtas, você pode optar por água. Já para atividades mais longas, a partir de 1 a 1h30 de duração dê preferência aos isotônicos, pois eles oferecem os sais perdidos, ajudando assim na manutenção da temperatura coporal e os carboidratos que levam energia para os músculos, evitando desgaste.

gota Hidrata-se durante!
O diretor técnico da soürun Renato Dutra, recomenda o consumo de 200 a 300ml de água a cada 25-30 minutos de treino.

gota Respeite os sinas
Como já falamos, o nosso corpo dá sinais quando há algo errado, por isso, sentiu sede, hidrate-se e não force a barra. Por mais que você esteja em uma prova querendo baixar o tempo, por exemplo, não ignore os postos de hidratação, você precisa se manter hidratado para completar bem e prova. Caso treine na rua, você pode optar por cintas de hidratação e sempre ter algum dinheiro para que possa comprar água no caminho, caso não se habitue com o uso dessa cinta.

gota Hidrate-se depois
Ao final do treino/prova, procure se  hidratar imediatamente. Ingira o suficiente para matar a sua sede e como falamos acima, para treinos longos, dê preferência aos isotônicos. Ah, e claro, lembre-se de fazer uma alimentação para repor o carboidrato e ingerir proteína, mas isso é assunto para outro post! 😉

 

Confira mais dicas de hidratação no vídeo abaixo:

#dica Lembre-se que as quantidades acima variam conforme a condição física, peso, idade, nível de esforço e também com as condições externas, tal como a temperatura. Por isso, os atletas que visam uma meia ou maratona devem conversar com seu treinador, pois ele pode ajudar a calcular a quantidade de líquido de acordo com as suas necessidades e objetivo.


Experimente treinar

Depois dessas dicas é só começar!E a gente te dá uma forcinha! Baixe o aplicativo #sourun e treine grátis por 2 semanas. Depois de baixar você preenche alguns dados para que um treinador te conheça e monte o seu treino de acordo com o seu objetivo e condição física atual.

apple android

A soürun é a primeira assessoria online de corrida com treinadores reais. Aqui no blog você encontra conteúdo para te ajudar a atingir os seus objetivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *