Treino de corrida: como treinar subida e descida

As subidas e descidas são excelentes para aprimorar a eficiência mecânica do corredor, o que gera dois benefícios importantes:

1 – diminui o gasto de energia para correr e isso se traduz em uma melhor performance
2- deixa o corredor mais protegido contra os impactos, diminuindo o risco de lesões.

Se você treina com a #soürun em algum momento terá no programa treino com esse estímulo, por isso preparamos algumas orientações para que treine corretamente.

Confira o vídeo abaixo preparado pelo Renato Dutra, nosso diretor técnico.

#dica Você treina na esteira ou onde mora é totalmente plano? Então, veja logo abaixo do vídeo as nossas dicas.

Na esteira ou na rua, qual a inclinação ideal das subidas e descidas?

Recomendamos uma inclinação moderada, entre 4% e 6% de inclinação. Subidas e descidas muito íngremes forçam muito os tendões e articulações e alteram o padrão da corrida.

Não tenho acesso a esteira e moro em cidade totalmente plana. Como simular as subidas ?

Ainda que não seja o ideal, é possível simular a exigência das subidas, através das seguintes estratégias :

Corrida com vento contra.  Ao correr contra o vento , a resistência do ar dificulta de forma semelhante a exigência da subida. Basta realizar os mesmos intervalos de subida recomendados na planilha. Não será possível simular as descidas.

Subir escadas. Uma forma de suprir a ausência de aclives e declives é  subir e descer escadas. Mantenha os intervalos recomendados para subida e descida para aquela sessão de treino.


 

Experimente treinar

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