As 5 zonas de treino na corrida: entenda o que é nível de esforço

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Você já deve ter percebido nas planilhas de treinos ou mesmo nos treinos da #sourun, que cada sessão possui uma zona de treino cuja intensidade varia de “muito leve” a “muito intenso”. Mas como saber e perceber o que é correr muito leve ou moderado, por exemplo?

Para te ajudar a entender melhor as intensidades que poderão aparecer em seu programa, preparamos um vídeo com o nosso diretor técnico, Renato Dutra, que explica cada zona de treinamento e mostra como funciona na prática.

 

Você pode conferir também na tabela abaixo com a descrição do nível de esforço percebido para cada zona de treinamento.

Veja que para cada zona de treino, exemplificamos como você deve se sentir e na última coluna qual é a % da frequência cardíaca daquela faixa.

Zona de Treino
  Percepção de Esforço /Como deve se sentir % Frequência Cardíaca
Máxima
Muito Leve Bem confortável, consigo conversar facilmente. 60 a 70
Leve Leve, consigo conversar, mas não tão facilmente. 70 a 80
Moderado Pequeno desconforto, consigo articular frases ao falar,
mas com certa dificuldade.
80 a 85
Intenso Difícil, desconforto razoável. Só consigo falar algumas
palavras de forma espaçada.
90 a 95
Muito Intenso Bem difícil, com grande desconforto.
Não consigo falar.
Apenas me concentro em respirar.
95 a 100

 

 

Veja um exemplo de treino cuja zona de treinamento varia de caminhar muito leve a correr moderado. Com as dicas passadas acima fica mais fácil de você saber a intensidade que deve treinar a cada orientação passada, não é?

 

modelo de treino soürun


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